Cidades


Santa Casa e Rotary Club de Franca realizam campanha sobre doação de órgãos

Slogan deste ano é: “A Vida Continua! Comunique sua família. Seja um Doador.”

10/09/2021

Caique Araújo /

Membros do Grupo Santa Casa com integrantes do grupo Rotary Clube de Franca Imperador durante lançamento da campanha l Foto: Divulgação
A Comissão de Transplantes do Grupo Santa Casa de Franca em parceria com o Rotary Clube de Franca Imperador, promove durante o ‘Setembro Verde’ a campanha para conscientização sobre a doação de órgãos.
 
O objetivo é enfatizar a quem deseja ser um doador de órgãos que comunique essa vontade aos seus familiares, pois são eles que irão autorizar a doação.
 
O slogan deste ano de 2021 é: “A Vida Continua! Comunique sua família. Seja um Doador.”
 
O coordenador da Comissão de Transplantes da Santa Casa, médico Eduardo Migani Teixeira, falou sobre a campanha:  e diz estar animado com a realização de mais um evento, já que é uma ação crcial durante o ano. "É importante a conscientização das pessoas em esclarecer para seus familiares o seu desejo de ser um doador de órgãos, uma vez que a legislação vigente só permite a doação mediante autorização da família”. disse. 
 
Este ano a campanha conta com o apoio do Rotary Club de Franca Imperador, com seus integrantes, representados pelo presidente Valdeci Alves Pimenta.
 
Todos estão membros estão envolvidos com a causa e auxiliando na Comissão de Transplantes através do Projeto Luz (para captação de córneas) e com a produção dos materiais de divulgação.
 
“Nós apoiamos esta campanha que tem como intuito melhorar a qualidade de vida daqueles necessitam de transplante. Afinal, doar órgãos é um ato nobre, que ajuda salvar vidas!”,  disse o presidente do Rotary Club de Franca Imperador Valdeci Alves.
 
O médico Rodolfo Moraes Silva, membro da coordenação da Comissão de Transplantes, também reafirmou a importância da compreensão do processo da doação. “É importante que as pessoas compreendam que o processo que leva à efetivação de uma doação de órgãos é extremamente sério, seguindo rígidos protocolos científicos, médicos e éticos”.
 
Ele também destacou que sempre há uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos) apoiando os familiares durante todas as etapas, para que eles sintam-se seguros e à vontade para autorizarem (ou não) a captação dos órgãos de seu ente. “E o mais importante é que todos tenham a consciência de conversar com seus familiares, expressando em vida o desejo de ser um doador de órgãos, pois só a família pode autorizar. Parabéns aos integrantes da Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca pelo trabalho de excelência que realizam, salvando tantas vidas!”, concluiu.
 
Live sobre doação de órgãos
Em breve a Santa Casa de Franca divulgará em suas redes sociais um evento virtual em comemoração ao Setembro Verde (mês para conscientização da Doação de Órgãos) que apresentará um debate sobre o tema, com a presença de pessoas conhecidas na cidade.
 
Vídeos nas redes sociais
O Grupo Santa Casa de Franca lançou em suas redes sociais no dia 1º de setembro, diversos vídeos com participação dos próprios membros da Comissão de Transplantes e também de familiares de doadores, falando sobre a importância da doação de órgãos.
 
Estes vídeos estão disponíveis nos canais:
Youtube: Grupo Santa Casa de Franca
Facebook: Santa Casa de Franca
Instagram: @gruposantacasadefranca