Brasil


Etecs prorrogam inscrições para o Vestibulinho do segundo semestre

Interessados agora tem até o dia 8 para fazer sua inscrição no processo seletivo

04/06/2021

Redação /

Colégio Industrial, unidade ETEC (Escola Técnica Estadual) em Franca. Inscrições para processo seletivo foram prorrogadas | Foto: Google Maps
As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foram prorrogadas até as 15 horas do dia 8 de junho. Interessados no Vestibulinho para o segundo semestre devem se inscrever exclusivamente pela internet. O valor integral da taxa é de R$ 19.
 
As Etecs oferecem 45.986 vagas no segundo semestre para os cursos técnico e de especialização técnica. Essas vagas são destinadas às Escolas Técnicas e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CELs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico.
 
Os candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet no momento de fazer a inscrição, podem acessar os computadores que as Etecs disponibilizam. Para usar o equipamento, é preciso entrar em contato com a unidade e realizar o agendamento. Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e a adoção das demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS.
 
O processo seletivo do Centro Paula Souza (CPS) oferece o Sistema de Pontuação Acrescida que concede acréscimo de pontos à nota final, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
 
A seleção dos convocados se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. O critério vem sendo adotado para atender às normas de distanciamento social e prevenção da transmissão do coronavírus, respeitando as orientações do Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.
 
Os cursos terão o início pelos formatos remoto ou híbrido (parte presencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas e seja possível o retorno às aulas presenciais nas Etecs.
 
*Reportagem: Governo do Estado de São Paulo