Política


Câmara pede lista completa de vacinação em Franca após casos de fura-filas

Frente contra Covid percebeu falhas no processo de imunização

30/04/2021

Gustavo Rodrigues /

Vereador Gilson Pelizaro participou da reunião que aconteceu na última quinta-feira | Foto: Divulgação
Com base na lista que apresenta centenas de casos de fura-filas na vacinação contra a Covid-19 em Franca, medidas estão sendo colocadas em prática com o intuito de investigar a situação e punir os envolvidos. Desta forma, a Câmara Municipal, por meio da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, solicitou a lista completa de pessoas imunizadas até o momento na cidade. 
 
A frente observou inconsistências na vacinação e, após perceber falhas no processo de imunização, pediu a apresentação nominal de todos os francanos que receberam as doses. Uma reunião da sindicância realizada na última quinta-feira (29) contou com a participação do vereador Gilson Pelizaro (PT), membro da frente que foi o escolhido para acompanhar as investigações do Poder Executivo. Também estavam presentes servidores municipais e representantes do Observatório Social de Franca. 
 
Alguns erros foram identificados durante o encontro. Entre eles estão o fato da administração municipal ter classificado profissionais da saúde com mais de 60 anos no grupo de idosos vacinados e cinco jovens de 17 anos que tomaram as vacinas. Além disso, existem casos de servidores da Educação com menos de 47 anos – idade selecionado pelo Estado como grupo específico da área – que foram imunizados. 
 
“Tem algumas inconsistências na lista que precisamos checar. Com relação à xepa (sobra de doses em frascos abertos, que precisam ser aplicadas em poucas horas antes de perderem a eficácia), acho que houve um descuido muito grande e não foram observadas as normas técnicas para a sua aplicação. Isso pode ter ocasionado benefícios a pessoas que não tinham direito a ser imunizadas. Na próxima segunda-feira, 03 de maio, a frente parlamentar da Câmara irá se reunir para decidir que medidas iremos tomar. Acho que o Legislativo precisa tomar uma atitude mais séria com relação à lista de vacinação. Eu inclusive já fiz um ofício pedindo a listagem com os nomes completos para que a frente possa analisá-la, mantendo o devido sigilo”, disse Gilson Pelizaro.